Inês A. Trindade, Prof. Doutora

PSICOLOGIA NO CONTEXTO DE DOENÇA

Formato online

simon-matzinger-525754-unsplash.jpg

TIPOS DE INTERVENÇÃO

A intervenção psicológica prestada baseia-se em psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração (terapias contextuais comportamentais), que aplicam técnicas da Terapia da Aceitação e Compromisso, e treino de Mindfulness e de auto-compaixão. Têm como objetivo a promoção de uma regulação emocional eficaz, para uma auto-gestão adaptativa de experiências difíceis.

 

Estas psicoterapias têm sido cientificamente demonstradas como eficazes em relação a diversos aspetos relevantes para o contexto de uma condição crónica de saúde, entre os quais:

- ajustamento à doença

- sintomatologia física (em particular em disfunções gastrointestinais funcionais)

- adesão ao tratamento

- perturbações do humor (por exemplo, depressão)

- perturbações de ansiedade

- outras perturbações psicológicas (e.g., alimentares)

- promoção do bem-estar e qualidade de vida na doença crónica.

A intervenção realiza-se em formato online, nos seguintes moldes:

GRUPAL

Psicoterapia em formato online, realizada em grupo, formado por entre 5 a 10 elementos com a mesma patologia e dinamizado pela Terapeuta. As sessões são semanais e cada sessão tem a duração de 2 horas. A intervenção decorre durante 1 mês.

INDIVIDUAL

Psicoterapia individual, também realizada em formato online. Cada consulta tem a duração de 1 hora.

MARCAÇÃO DE CONSULTAS / INSCRIÇÕES

BEM VINDO/A

O meu nome é Inês Almeida Trindade, sou Psicóloga Clínica e da Saúde e Investigadora, doutorada pela Universidade de Coimbra.

 

A maioria do meu trabalho clínico e de investigação debruça-se acerca do impacto psicológico que a doença crónica apresenta e no desenvolvimento e teste de eficácia de intervenções psicológicas que complementam o tratamento médico na promoção da saúde física e emocional de pessoas com estas condições.

Infelizmente, o tratamento médico da doença física raramente tem em conta a relação entre processos psicológicos e os sistemas nervoso e imunológico, negligenciando assim a conhecida a influência de processos psicológicos no desenvolvimento e/ou evolução de condições de saúde, assim como o seu adverso impacto psicológico. Esta é uma realidade a que o meu trabalho procura responder de forma a providenciar um acompanhamento completo e eficaz a pessoas com condições de saúde.

Através deste website apresento uma oferta de serviços de Psicologia, com reconhecida fundamentação científica, a pessoas com doença crónica (e.g., doença oncológica, síndrome do cólon irritável, doença inflamatória intestinal, diabetes, refluxo gástrico, doença cardiovascular, dor crónica, etc).

  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter

©2021 por Inês Trindade.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now